Em ano de Copa do Mundo, uma mudança nas regras de entrada em um dos países-sede pode beneficiar os torcedores brasileiros. Enquanto os Estados Unidos mantêm exigências rígidas para concessão de visto, o México anunciou que passará a permitir que brasileiros solicitem autorização de entrada de forma totalmente eletrônica para viagens de turismo.
A medida, publicada no Diário Oficial da Federação mexicana, vale para visitantes que não pretendem exercer atividade remunerada no país. A expectativa é que o novo sistema reduza burocracias e agilize o processo para quem deseja acompanhar jogos do Mundial no país.
Mudança após fim de acordo
Brasil e México mantiveram por mais de duas décadas um acordo que dispensava visto para turistas e viajantes de negócios. No entanto, em 2021, o governo mexicano voltou a exigir autorização após identificar aumento de casos de migração ilegal com destino final aos Estados Unidos.
Agora, com a criação de uma plataforma digital, o México pretende manter uma flexibilização controlada, seguindo um procedimento que deve manter o padrão internacional: preenchimento de formulário online, envio de documentos digitalizados e pagamento de taxa consular.
Brasileiros que já possuem visto válido para Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido ou países do Espaço Schengen continuam dispensados de solicitar autorização mexicana adicional.
Estreia do Brasil
A Seleção Brasileira estreia na Copa do Mundo no dia 13 de junho, contra o Marrocos, em partida no MetLife Stadium, em Nova Jersey, nos Estados Unidos.
Para quem pretende acompanhar o torneio, é recomendado que sigam os prazos e exigências de cada país para evitar imprevistos.






