Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Estado brasileiro vai ser invadido por ciclone extratropical

Por Jeferson Carvalho
07/11/2025
Estado brasileiro vai ser invadido por ciclone extratropical

Estado brasileiro vai ser invadido por ciclone extratropical - Imagem: Fernando Frazão/Agência Brasil

O Rio Grande do Sul começou a ser atingido nesta sexta-feira, 7 de novembro, por um ciclone extratropical que promete transformar o tempo em boa parte do Sul do Brasil.

A formação do sistema sobre o estado já provoca instabilidades severas, com previsão de chuvas intensas, vendavais e queda de granizo.

O fenômeno, que avança rapidamente, não deve limitar seus impactos ao território gaúcho. Ao longo do final de semana, as consequências do ciclone se estenderão também por Santa Catarina e Paraná, exigindo atenção redobrada da população e das autoridades.

Estado brasileiro vai ser invadido por ciclone extratropical

O ciclone extratropical é um sistema de baixa pressão que se forma em regiões de médias latitudes, como o Sul do Brasil, especialmente em momentos de forte contraste de temperatura entre o ar quente e úmido vindo do Norte e o ar frio do Sul.

Neste caso, o centro da baixa pressão atmosférica, com valores estimados entre 997 hPa e 1000 hPa, começou a se aprofundar sobre o Rio Grande do Sul desde as primeiras horas da manhã, com tendência de intensificação ao longo do dia.

A Defesa Civil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertam para a formação de uma linha de instabilidade extremamente perigosa, com potencial de gerar vendavais, enxurradas, granizo de grande porte e até fenômenos mais severos, como microexplosões e tornados em áreas isoladas.

No território gaúcho, as regiões mais afetadas até o momento são a Metade Norte, a Região Metropolitana de Porto Alegre e o Litoral Norte.

A expectativa é de rajadas de vento que podem superar os 100 km/h, principalmente entre o sul da Lagoa dos Patos, a capital Porto Alegre e os municípios litorâneos que vão de Mostardas a Torres.

Além do vento, a chuva intensa é uma preocupação. Os acumulados devem variar de 60 a 150 milímetros em um curto espaço de tempo, com maior concentração entre a madrugada e o meio da tarde de sexta-feira.

Esse volume elevado pode provocar alagamentos urbanos, enxurradas e elevação rápida de arroios e rios, especialmente nas bacias dos rios Caí, Sinos e Paranhana.

Santa Catarina e Paraná também sentirão efeitos do ciclone

Santa Catarina deve começar a sentir os efeitos mais diretos do ciclone durante a madrugada de sábado (08). A circulação de umidade do sistema trará chuvas fortes, especialmente no Litoral Sul e nas áreas serranas.

O risco maior, no entanto, está nos ventos. As projeções indicam rajadas entre 90 e 120 km/h ao longo da costa, especialmente entre Laguna, Itapema, Balneário Camboriú e Florianópolis.

Em pontos elevados da Serra, como Bom Jardim da Serra, as rajadas também podem ultrapassar os 100 km/h, com riscos estruturais consideráveis.

No Paraná, os impactos serão mais associados a temporais do que ao vento contínuo do ciclone. A partir do sábado, o estado pode registrar pancadas fortes com potencial para vendavais isolados, especialmente nas regiões Oeste e Litoral.

Embora os ventos ciclônicos sejam menos intensos do que nos estados vizinhos, rajadas entre 50 e 70 km/h não estão descartadas, especialmente no litoral paranaense.

Diante da previsão, os órgãos de defesa civil recomendam atenção máxima à população do Sul do país. O cenário é de risco elevado, e os efeitos do ciclone, embora previstos para perder força até o domingo, ainda podem causar transtornos significativos.

Jeferson Carvalho

Jeferson Carvalho

Jornalista apaixonado pela profissão.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

salário mínimo - pensão

Lei municipal libera 3 saques e brasileiros comemoram

14/12/2025
Praia mais limpa do Brasil tem areia sem lixos e todos respeitam

Praia mais limpa do Brasil tem areia sem lixos e todos respeitam

14/12/2025
Urgente! Gasolina foi roubada de 30% da população de estado brasileiro

Qual combustível é melhor para usar no verão?

14/12/2025
cnh

CNH sem autoescola permite renovação automática: saiba todos os detalhes

14/12/2025
Cidade mais segura do Brasil se destaca com economia ótima para viver

Cidade mais segura do Brasil se destaca com economia ótima para viver

14/12/2025


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS