Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Já existem naves alienígenas no nosso sistema solar? Cientista propõe como provar

Por Jeferson Carvalho
11/11/2025
Já existem naves alienígenas no nosso sistema solar? Cientista propõe como provar

Já existem naves alienígenas no nosso sistema solar? Cientista propõe como provar - Imagem: Pixabay

A busca por sinais de vida inteligente fora da Terra tem fascinado cientistas desde os primeiros passos da humanidade no espaço. Desde que o homem deixou o planeta e passou a explorar o sistema solar, uma das perguntas mais persistentes é: estamos sozinhos no universo?

Décadas de pesquisas, sondas, radiotelescópios e teorias foram dedicadas a encontrar respostas, mas até agora, nenhuma evidência concreta foi encontrada.

Agora, um pesquisador canadense propõe uma nova forma de investigar a possível presença de vida alienígena no nosso próprio “quintal cósmico”.

Já existem naves alienígenas no nosso sistema solar? Cientista propõe como provar

Alerta global

Ameaça vinda do espaço ☄️

Cientistas alertam para risco real de ataque extraterrestre
Entenda o alerta
X

Ameaça vinda do espaço ☄️

Entenda o alerta

O responsável por essa nova perspectiva é Alex Ellery, professor de engenharia aeroespacial da Universidade Carleton, no Canadá.

Em uma pesquisa recente publicada por meio da Universidade Cornell, Ellery sugere que deveríamos parar de procurar por sinais distantes vindos de outros sistemas estelares, como faz o tradicional programa SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence).

Segundo o professor, o que deveríamos fazer é investigar mais atentamente o nosso próprio sistema solar em busca de vestígios de sondas extraterrestres.

A teoria de Ellery se apoia em um conceito que surgiu ainda no século passado, conhecido como “sondas de Von Neumann”, que seriam máquinas autorreplicantes, capazes de se reproduzirem sozinhas a partir de recursos locais.

Segundo ele, se nós humanos pensamos nisso ainda na década de 1940, uma civilização avançada poderia ter imaginado isso também há século atrás, e já ter enviado essas sondas para explorar diferentes sistemas estelares, inclusive o nosso sistema solar, sem a necessidade de tripulação.

Com tecnologias hoje já familiares para nós, como impressão 3D, automação e inteligência artificial, essa ideia, antes puramente teórica, começa a parecer viável, já que todas essas facilidades poderiam ser utilizadas para autorreplicação.

Naves alienígenas podem ter deixado pistas escondidas no nosso sistema solar, diz o professor

Na prática, Ellery argumenta que essas máquinas, se existirem, podem estar escondidas em locais de difícil acesso, como crateras na Lua, asteroides ou até regiões remotas como o Cinturão de Kuiper.

Ele acredita que, se essas sondas realmente operaram aqui, teriam deixado rastros, chamados de tecnoassinaturas, que poderíamos detectar.

Isso inclui alterações químicas incomuns, sinais de mineração, anomalias radioativas ou até artefatos enterrados intencionalmente, esperando o momento certo para serem descobertos.

A proposta de Ellery muda o foco da busca extraterrestre: do espaço profundo para o espaço próximo. E com as novas missões lunares e avanços na exploração espacial, ele acredita que finalmente temos as ferramentas certas para procurar.

A resposta para uma das maiores questões da humanidade pode estar mais perto do que imaginamos, e no nosso sistema solar.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Jeferson Carvalho

Jeferson Carvalho

Jornalista apaixonado pela profissão.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Mansão mais cara de Brasília custou R$ 23 milhões e pertence a homem famoso

Mansão mais cara de Brasília custou R$ 23 milhões e pertence a homem famoso

05/04/2026
Venda seu carro se quiser ir à Copa do Mundo 2026

Jogo do Brasil na Copa do Mundo foi alterado

04/04/2026
Paraíso asiático super barato de viajar tem águas limpas e clima de filme

Paraíso asiático super barato de viajar tem águas limpas e clima de filme

04/04/2026
Nova tendência da construção civil coloca fim no uso de concreto

Nova tendência da construção civil coloca fim no uso de concreto

04/04/2026
Novo SUV híbrido da Geely chega ao Brasil para abalar a concorrência

Novo SUV híbrido da Geely chega ao Brasil para abalar a concorrência

04/04/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS