Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Setor renovável alerta sobre multa por fim das leis de desconto no fio

Por Caio César Gomes
15/08/2025
Setor renovável alerta sobre multa por fim das leis de desconto no fio

Foto: Governo Federal

Os setores de geração solar e eólica, comercialização e consumidores industriais demonstraram preocupação com a criação de um encargo extraordinário, previsto em uma minuta de portaria que regulamentará o fim dos descontos nos fios de distribuição e transmissão para a categoria de consumo a partir de janeiro do próximo ano.

O encargo atua como uma “penalidade” para os agentes que descumprirem as regras de transição, segundo especialistas, e corresponde a três vezes a cota unitária da CDE (Conta de Desenvolvimento Econômico), responsável por financiar os subsídios do setor elétrico.

A portaria regulamenta um trecho da Medida Provisória (MP) 1.300/2025, que encerra os subsídios para consumidores de fontes incentivadas, como eólica e solar. Para evitar registros fraudulentos de contratos na CCEE (Câmara de Comercialização de Energia), o MME (Ministério de Minas e Energia) estabeleceu normas de transição.

De acordo com a minuta de portaria, os agentes que descumprirem as regras terão que pagar um valor equivalente a três vezes a cota unitária da CDE, multiplicado pelos volumes de energia que diferirem dos registrados na CCEE. Estarão isentos desvios inferiores a 5% e, no caso de contratos envolvendo geração ou consumo, desvios dentro de 20% não serão cobrados.

Comercializadores e geradores também manifestam preocupação com a forma de rateio do encargo extraordinário. Na minuta de portaria, a penalidade seria dividida igualmente entre o vendedor e o comprador da energia.

Principais mudanças da MP 1.300/2025

Fim dos subsídios para fontes incentivadas

A partir de 1º de janeiro de 2026, novos contratos de energia provenientes de fontes incentivadas, como solar e eólica, não terão mais os descontos nas tarifas de uso dos sistemas de transmissão e distribuição (TUST/TUSD). No entanto, contratos registrados até 31 de dezembro de 2025 manterão os benefícios até o término de sua vigência.

Ampliação da Tarifa Social de Energia Elétrica

A MP amplia a Tarifa Social, oferecendo isenção total da conta de luz para famílias de baixa renda que consumam até 80 kWh por mês. Além disso, famílias com renda per capita de até meio salário mínimo terão isenção na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) para consumo de até 120 kWh mensais. Estima-se que cerca de 60 milhões de brasileiros sejam beneficiados.

Abertura gradual do mercado livre de energia

A MP estabelece a abertura do mercado livre de energia para consumidores residenciais e pequenos comércios a partir de 2026, permitindo que escolham seus fornecedores de energia, promovendo maior competitividade e potencial redução de custos.

Reestruturação da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE)

A MP propõe uma redistribuição mais equitativa dos custos da CDE, com ajustes graduais até 2038, visando uma divisão mais justa dos encargos setoriais entre os consumidores.

Regras para autoprodução e geração distribuída

A partir de 1º de janeiro de 2026, novos arranjos de autoprodução de energia só poderão envolver empreendimentos cuja operação comercial tenha sido iniciada após essa data. Projetos já contratados manterão seus benefícios até o término de seus contratos.

Caio César Gomes

Caio César Gomes

Jornalista por formação (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP), apaixonado por contar boas histórias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Enquanto William Bonner ganhava mais de R$ 1 milhão na Globo, novo apresentador ganha muito menos

Enquanto William Bonner ganhava mais de R$ 1 milhão na Globo, novo apresentador ganha muito menos

07/02/2026
Brasileiros vão ganhar transporte público de graça e ônibus tem acesso livre em 2026 para quem cumpre essas regras

Brasileiros vão ganhar transporte público de graça e ônibus tem acesso livre em 2026 para quem cumpre essas regras

07/02/2026
Nova lei de trânsito não exige mais mostrar documento físico na abordagem em país vizinho do Brasil

Nova lei de trânsito não exige mais mostrar documento físico na abordagem em país vizinho do Brasil

07/02/2026
Como espantar as baratas nesse verão?

Como espantar as baratas nesse verão?

07/02/2026
Lei aprovada exclui limite e radares de velocidade das estradas e carros podem andar livres neste país

Quem dirige devagar demais leva multa de trânsito?

07/02/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS