Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

“Gelo do futuro” foi encontrado e desafia todas as leis da física

Por Bárbara Santos
16/10/2025
“Gelo do futuro” foi encontrado e desafia todas as leis da física

Cientistas alemães descobriram uma nova forma de gelo ao submeterem água a condições extremas de pressão em temperatura ambiente. O estudo, publicado recentemente na revista Nature Materials, revela que esse material, batizado de “gelo 21”, apresenta uma estrutura molecular inédita, ampliando o entendimento sobre o comportamento da água em situações extremas.

O que é o chamado “gelo 21”

O “gelo 21” surge quando a água passa por um processo de compressão extremamente rápida e intensa, dando origem ao que os especialistas chamam de “água supercomprimida”. Nessa fase, o material permanece estável por um curto período, o que os pesquisadores definem como um “estado metaestável”.

A nomenclatura não é por acaso: existem, até o momento, mais de 20 formas sólidas de gelo registradas pela ciência, cada uma com uma disposição diferente das moléculas de água. O novo tipo representa a 21ª variação conhecida, oferecendo informações valiosas sobre como o líquido reage a diferentes pressões e temperaturas — algo essencial para compreender ambientes como o interior de planetas congelados ou regiões de alta profundidade oceânica.

Como foi possível criar o novo gelo

Para produzir o “gelo 21”, os pesquisadores recorreram a um equipamento de ponta conhecido como célula de bigorna de diamante, capaz de gerar pressões altíssimas. Durante os experimentos, a água foi submetida a até dois gigapascais — uma pressão aproximadamente 20 mil vezes superior à registrada ao nível do mar.

A equipe realizou ciclos de compressão e descompressão em frações de milissegundo, o que possibilitou registrar, em tempo real, a transformação da água em sua nova estrutura sólida. O resultado foi a formação de um cristal com geometria tetragonal, composto por grandes blocos repetitivos de moléculas — um arranjo completamente distinto das formas de gelo já conhecidas.

A descoberta abre novas perspectivas para estudos sobre a física da água e pode contribuir para futuras pesquisas sobre materiais em condições extremas no espaço e na Terra.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Bárbara Santos

Bárbara Santos

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com 5 anos de experiência em redação.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Comunicado geral sobre incêndio para quem tem carros da Fiat, Nissan e Peugeot

Governo libera novo programa de empréstimo aos brasileiros

19/05/2026
Regra definida: cônjuges podem ter bens penhorados na Justiça

Regra definida: cônjuges podem ter bens penhorados na Justiça

19/05/2026
Craque da Seleção foi afastado do seu clube após ser chamado para Copa do Mundo

Craque da Seleção foi afastado do seu clube após ser chamado para Copa do Mundo

19/05/2026
Nova decisão sobre compras internacionais pegou consumidores de surpresa

Nova decisão sobre compras internacionais pegou consumidores de surpresa

19/05/2026
3 signos que vão passar muitas dificuldades no mês de maio

3 signos que vão passar muitas dificuldades no mês de maio

19/05/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS