Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Uso do cartão refeição vai ficar mais justo e barato no Brasil

Por Caio César Gomes
09/09/2025
Uso do cartão refeição vai ficar mais justo e barato no Brasil

Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O uso do cartão refeição e do vale-alimentação no Brasil está prestes a se tornar mais justo e econômico para os trabalhadores. O governo anunciou mudanças nas regras desses benefícios, com o objetivo de reduzir custos e facilitar o acesso a alimentos de qualidade, beneficiando tanto empregados quanto empregadores.

Entre as mudanças em estudo estão a fixação de um teto para as taxas cobradas pelas operadoras, a redução do prazo de repasse aos estabelecimentos e a implementação da portabilidade gratuita dos benefícios. Essas medidas buscam corrigir distorções que, há anos, prejudicam tanto o comércio quanto os consumidores.

Criado em 1976, o Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT) tem como objetivo incentivar as empresas a fornecerem alimentação adequada aos seus empregados. Por meio de benefícios como vale-refeição e vale-alimentação, as empresas recebem incentivos fiscais, enquanto os trabalhadores têm suporte para custear suas refeições e a compra de alimentos.

Atualmente, as operadoras de cartões de alimentação chegam a cobrar mais de 5% por transação em restaurantes, lanchonetes e supermercados. Uma das propostas em análise pelo governo é estabelecer um teto para essas taxas. Outro ponto problemático do modelo vigente é o prazo de repasse aos comerciantes, que pode chegar a 60 dias, gerando dificuldades de fluxo de caixa.

Propostas estacionou com disputas entre empresas

As propostas do governo para reformular o vale-refeição (VR) e o vale-alimentação (VA), com o objetivo de reduzir o preço dos alimentos, têm enfrentado obstáculos devido à insatisfação e à disputa entre empresas de benefícios e restaurantes. Um dos principais pontos de debate é a redução dos prazos de repasse, que tem dificultado o avanço das negociações.

Atualmente, bares e restaurantes recebem os valores do VA e VR em até 30 dias. O governo chegou a discutir um prazo de 48 horas, considerado inviável pelas operadoras, que argumentam que outros setores do mercado não possuem prazos fixos e podem negociar livremente as condições de pagamento.

Caio César Gomes

Caio César Gomes

Jornalista por formação (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP), apaixonado por contar boas histórias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Ponte de R$ 100 milhões vai ser construída apenas para onças, veados e cobras

Ponte de R$ 100 milhões vai ser construída apenas para onças, veados e cobras

10/02/2026
ancelotti

Após poucas partidas, Ancelotti deixou o Brasil antes da Copa do Mundo

10/02/2026
Oficial! Bancos vão fechar atividades no Brasil: Itaú, Bradesco, Santander e outros não trabalham nesses dias

Oficial! Bancos vão fechar atividades no Brasil: Itaú, Bradesco, Santander e outros não trabalham nesses dias

10/02/2026
Lei de trânsito proíbe avançar no sinal amarelo?

Lei de trânsito proíbe avançar no sinal amarelo?

10/02/2026
Mistura caseira e fácil de fazer acaba com baratas na sua casa

Mistura caseira e fácil de fazer acaba com baratas na sua casa

10/02/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS