Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Brasileiras que trabalham como domésticas recebem comunicado de Brasília

Por Caio César Gomes
29/04/2026
Mulheres que trabalham como domésticas vão receber saque de até R$ 1.320 em 2026

@Agência IBGE

Um novo levantamento sobre o trabalho doméstico acendeu alerta para milhões de brasileiras que atuam na área. Dados divulgados em Brasília mostram que, apesar do crescimento da ocupação no setor, a informalidade e os baixos salários continuam sendo uma realidade predominante para a categoria.

O estudo aponta que o trabalho doméstico segue como uma das principais fontes de renda para mulheres no Brasil, especialmente entre as mais vulneráveis. Mesmo após avanços legais, como a regulamentação de direitos trabalhistas, grande parte das profissionais ainda atua sem carteira assinada, o que limita o acesso a benefícios básicos e aumenta a insegurança financeira.

Além disso, o cenário revela desigualdades estruturais profundas, com forte presença de mulheres negras na categoria e rendimentos frequentemente abaixo da média de outros setores. A combinação de baixa formalização e salários reduzidos reforça a dificuldade de ascensão social e mantém o trabalho doméstico como uma atividade marcada pela precarização.

Mesmo com o aumento no número de vagas, especialistas alertam que o crescimento não necessariamente representa melhoria nas condições de trabalho. Pelo contrário, o avanço da informalidade pode indicar uma expansão de empregos sem proteção legal, o que preocupa autoridades e entidades que acompanham o setor.

Crescimento do setor não resolve problemas históricos

Apesar de ainda ser uma das principais alternativas de emprego feminino, o trabalho doméstico no Brasil continua enfrentando desafios históricos ligados à valorização profissional e à garantia de direitos. A formalização ainda é baixa, e muitas trabalhadoras seguem sem acesso a benefícios como FGTS, aposentadoria e seguro-desemprego.

O cenário reforça a necessidade de políticas públicas mais eficazes para ampliar a proteção dessas profissionais. Sem mudanças estruturais, o crescimento do setor tende a manter o mesmo padrão de desigualdade, com muitas brasileiras trabalhando mais, mas ainda ganhando pouco e sem segurança no futuro.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Caio César Gomes

Caio César Gomes

Jornalista por formação (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP), apaixonado por contar boas histórias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Passo a passo: como assistir Estudiantes x Flamengo pela Libertadores

Passo a passo: como assistir Estudiantes x Flamengo pela Libertadores

29/04/2026
Cidade do Brasil é a capital do trabalho e foi eleita o lugar mais feliz da América

Cidade do Brasil é a capital do trabalho e foi eleita o lugar mais feliz da América

29/04/2026
3 estados brasileiros que vão viver dias gelados a partir de hoje (29)

3 estados brasileiros que vão viver dias gelados a partir de hoje (29)

29/04/2026
Dono da Havan Luciano Hang

Dono da Havan vai construir maior prédio do mundo em cidade de classe alta do Brasil

29/04/2026
Mulheres que trabalham como domésticas vão receber saque de até R$ 1.320 em 2026

Brasileiras que trabalham como domésticas recebem comunicado de Brasília

29/04/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS