Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Horário de verão vai começar nas próximas semanas e relógios já podem ser programados neste país

Por João Carlos Gomes
15/02/2026
Horário de verão vai começar nas próximas semanas e relógios já podem ser programados neste país

Foto: Freepik

Depois de 34 anos, o governo do Brasil, na época comandado por Jair Bolsonaro, decidiu encerrar a prática do horário de verão em 2019, baseando-se em estudos que apontaram baixa efetividade na economia de energia.

Apesar disso, a técnica ainda é adotada por dezenas de países, incluindo os Estados Unidos, que a partir das próximas semanas, deve forçar seus habitantes a adiantarem seus relógios em 1 hora para fazer com que os dias pareçam mais longos.

Em 2026, o horário de verão será iniciado no dia 8 de março, que cai em um domingo, a partir das 2h da manhã. Na ocasião, os relógios devem ser adiantados para 3h, o que encurtará a noite de sono de muitas pessoas.

Inclusive, de acordo com especialistas, o ajuste pode causar impactos na rotina e na disposição, principalmente nos primeiros após a alteração. Contudo, a reorganização dos horários de alimentação e descanso é uma ação eficaz para minimizar estes efeitos.

Vale lembrar que o horário de verão dos EUA vigora por oito meses no total. Sendo assim, cidadãos de todos os estados do país precisarão manter seus relógios adiantados até os primeiros dias de novembro.

Horário de verão pode voltar no Brasil?

Conforme mencionado anteriormente, o Brasil optou por abolir o horário de verão em 2019 depois que pesquisas revelaram que os benefícios no consumo de energia eram mínimos. Além disso, a prática prejudicou gravemente o sono e a saúde da população.

Embora a possibilidade de retomada seja analisada anualmente, representantes do país não demonstram interesse em restabelecer o horário de verão, o que mantém em vigor a decisão tomada em 2019.

É importante destacar que o atual cenário de segurança energética afasta a necessidade de adoção do horário de verão. Além disso, a medida segue dividindo a opinião pública, não havendo consenso quanto ao seu restabelecimento.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

João Carlos Gomes

João Carlos Gomes

Jornalista formado pelo Centro Universitário Carioca, fã de música e apaixonado pela profissão.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Brasil recebe invasão de 3.000 carros elétricos e disputa vai ficar séria

Carro elétrico mais caro do Brasil tem potência de Fórmula 1 e custa valor de mansão

03/04/2026
Ásia tem apenas um país que fala português com mais de 1 milhão de habitantes

Ásia tem apenas um país que fala português com mais de 1 milhão de habitantes

03/04/2026
Carro chinês dispara em vendas e vira sensação do momento

Carro chinês dispara em vendas e vira sensação do momento

03/04/2026
O que Jesus quis dizer com “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste”?

O que Jesus quis dizer com “Meu Deus, meu Deus, por que me abandonaste”?

03/04/2026
Especialistas revelam qual o carro mais barato para trabalhar com 99Pop

Especialistas revelam qual o carro mais barato para trabalhar com 99Pop

03/04/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS