Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Príncipe do Brasil? Herdeiros da família real ainda estão vivos

Por Bárbara Santos
17/02/2026
Príncipe do Brasil? Herdeiros da família real ainda estão vivos

A morte de Antônio de Orleans e Bragança, apontado como herdeiro da antiga família imperial brasileira, trouxe novamente à tona discussões sobre a existência de títulos de nobreza no país e o papel simbólico dos descendentes da monarquia.

Apesar das autodenominações utilizadas por integrantes da chamada Casa Imperial, o Brasil não possui oficialmente família real desde a Proclamação da República, em 1889. Com a mudança de regime, o país deixou de reconhecer qualquer estrutura monárquica.

Especialistas explicam que, em uma República, não há espaço jurídico para distinções baseadas em nobreza. Segundo o historiador Antonio Carlos Jucá, do Instituto de História da Universidade Federal do Rio de Janeiro, títulos dessa natureza pressupõem hierarquia social, conceito incompatível com o modelo republicano.

O que diz a legislação

Em 1890, um decreto extinguiu formalmente todos os títulos nobiliárquicos no Brasil. Décadas depois, em 1991, a norma foi revogada durante o governo de Fernando Collor. No entanto, estudiosos destacam que a revogação não restabeleceu privilégios nem reconhecimento oficial.

De acordo com o professor Marcus Dezemone, da Universidade Federal Fluminense e pesquisador da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, mesmo com a mudança administrativa nos anos 1990, não há respaldo legal que conceda tratamento diferenciado aos descendentes da antiga monarquia.

Durante o Império, títulos como barão, visconde e duque não eram transmitidos automaticamente aos herdeiros, conforme previa a Constituição de 1824. Com a República, essa previsão deixou de ter validade.

Linha sucessória simbólica

Antônio era irmão de Bertrand, atual chefe da chamada Casa Imperial, e de Luiz, falecido em 2022. Os três são descendentes diretos da Princesa Isabel e de Dom Pedro II.

Com a morte de Antônio, a linha sucessória simbólica passa a Rafael, de 38 anos. Carioca, criado em Petrópolis, ele utiliza títulos tradicionais, embora sem reconhecimento oficial.

Antônio estava internado desde julho na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, em razão de complicações respiratórias. Ele deixa esposa, três filhos e dois netos.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Bárbara Santos

Bárbara Santos

Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero com 5 anos de experiência em redação.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Novo Mobi vira SUV e “engole” Fiat Fastback

Novo Mobi vira SUV e “engole” Fiat Fastback

04/04/2026
Mulher que trabalhou por 3 anos sem assinatura na carteira irá receber R$ 2 mil

Regra da CLT faz com que trabalhadores acabem perdendo direito às férias

04/04/2026
Quem era Barrabás, bandido que foi solto no lugar de Jesus?

Quem era Barrabás, bandido que foi solto no lugar de Jesus?

03/04/2026
Brasil recebe invasão de 3.000 carros elétricos e disputa vai ficar séria

Carro elétrico mais caro do Brasil tem potência de Fórmula 1 e custa valor de mansão

03/04/2026
Ásia tem apenas um país que fala português com mais de 1 milhão de habitantes

Ásia tem apenas um país que fala português com mais de 1 milhão de habitantes

03/04/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS