Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Justiça bate o martelo sobre condenação de Nikolas Ferreira

Por Caio César Gomes
26/03/2026
Justiça bate o martelo sobre condenação de Nikolas Ferreira

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

A 4ª Turma Cível do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) anulou, por decisão unânime nesta quarta-feira (25), a condenação do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O parlamentar havia sido sentenciado a pagar R$ 200 mil por danos morais coletivos em razão de um discurso polêmico realizado no plenário da Câmara dos Deputados.

Na ocasião, Nikolas utilizou uma peruca para criticar pautas de identidade de gênero. Ao reformar a decisão de primeira instância, os magistrados entenderam que a conduta do deputado está protegida pela imunidade parlamentar.

O colegiado ressaltou que suas falas e atos ocorreram no exercício do mandato e dentro do recinto legislativo, o que garante, segundo a Constituição Federal, a inviolabilidade de opiniões, palavras e votos, independentemente do teor polêmico da manifestação. A decisão foi aprovada por 3 a 0.

O episódio que motivou a ação judicial ocorreu em março de 2023, durante o Dia Internacional da Mulher. Nikolas Ferreira vestiu uma peruca loira e se apresentou como “Deputada Nikole”, fazendo críticas a pautas relacionadas à identidade de gênero.

A atitude gerou forte repercussão entre entidades civis e parlamentares, resultando na ação movida por associações que representam a comunidade LGBTQIA+, como a Aliança Nacional LGBTI+ e a Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas (Abrafh).

O deputado foi representado pelo advogado Thiago Rodrigues, que defendeu que o discurso não extrapolou os limites constitucionais garantidos a membros do Congresso Nacional. Com a anulação da multa, o TJDFT reafirma a proteção da imunidade parlamentar, reforçando o entendimento de que o Poder Judiciário não pode punir parlamentares por opiniões próprias.

Deputado celebra absolvição e provoca rivais políticos

Após a decisão da Justiça que anulou a condenação por transfobia, o deputado federal Nikolas Ferreira (PL‑MG) comemorou o resultado e classificou a decisão como “justa”. Segundo ele, o entendimento do tribunal reforça que suas declarações no plenário estavam protegidas pela imunidade parlamentar e não poderiam ser penalizadas judicialmente.

A reação veio também com críticas direcionadas a adversários políticos, especialmente à deputada Erika Hilton (PSOL‑SP), presidente da Comissão da Mulher na Câmara, que havia se posicionado contra suas falas polêmicas.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Caio César Gomes

Caio César Gomes

Jornalista por formação (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP), apaixonado por contar boas histórias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Bolsa Família 2026: calendário e valores de abril

Bolsa Família 2026: calendário e valores de abril

20/04/2026
Escolas

Escolas convocam e pais vão ter que acompanhar os filhos nas escolas a partir do dia 22 de abril

20/04/2026
Platão já alertava: o excesso de desejos pode ser a verdadeira pobreza

Platão já alertava: o excesso de desejos pode ser a verdadeira pobreza

20/04/2026
Ar-condicionado da Xiaomi gela em menos de 20 segundos e custa preço popular

Ar-condicionado da Xiaomi gela em menos de 20 segundos e custa preço popular

20/04/2026
Final do BBB pode ser alterado após morte do pai de Ana Paula

Final do BBB pode ser alterado após morte do pai de Ana Paula

20/04/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS