Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

McDonald’s anunciou fim das atividades em país vizinho do Brasil

Por Caio César Gomes
13/10/2025
Lanches do McDonald’s pelo mundo “vão diminuindo”, comprovou influenciadora

Image by Kelvin Stuttard from Pixabay

O McDonald’s está presente em quase 120 países, com mais de 39 mil restaurantes ao redor do mundo. Diariamente, a rede atende cerca de 70 milhões de clientes e possui um valor de mercado de US$ 212,55 bilhões. No entanto, a Bolívia, um dos 10 países que fazem fronteira com o Brasil, permanece fora da lista de países com unidades do fast food.

Mas por que o McDonald’s não conseguiu se estabelecer na Bolívia? A explicação envolve uma combinação de fatores econômicos, sociais e culturais. Vale destacar que o país é o único da América do Sul sem presença da famosa rede de hambúrgueres.

Na década de 1990, a Bolívia enfrentava grandes desafios econômicos. Em 1997, cerca de 63% da população vivia na pobreza, sendo 38% em extrema pobreza, segundo o FMI. Apesar de políticas sociais terem reduzido esses números, a desigualdade ainda dificultava o consumo de produtos estrangeiros caros.

Foi nesse contexto que o empresário Gonzalo Sánchez de Lozada inaugurou a primeira unidade do McDonald’s na Bolívia. Inicialmente, as filas nas lojas e drive-thrus indicavam boa aceitação da rede no país. Porém, o entusiasmo logo diminuiu, e o preço dos produtos se mostrou um grande obstáculo.

Enquanto uma refeição típica boliviana, incluindo carboidrato, proteína e bebida, custava cerca de US$ 2, um combo do McDonald’s chegava a pelo menos US$ 5. A população, acostumada a refeições fartos e acessíveis, não via sentido em pagar mais por um lanche considerado inferior em sabor e quantidade.

O insucesso do McDonald’s na Bolívia não se deveu apenas a fatores econômicos. A rede tentou adaptar o cardápio, incorporando o molho picante local “llhua”, mas isso não foi suficiente. O verdadeiro desafio estava na relação dos bolivianos com a comida, que divergia totalmente do conceito de fast food.

Nesse contexto, o McDonald’s registrou prejuízos por cinco anos seguidos. Em 2002, J.C. Gonzales-Mendez, ex-vice-presidente da divisão sul-americana da rede, optou por encerrar as operações na Bolívia. Curiosamente, outras redes internacionais conseguiram se firmar no país ao evitar os mesmos equívocos do McDonald’s.

Caio César Gomes

Caio César Gomes

Jornalista por formação (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP), apaixonado por contar boas histórias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Quanto custa para construir uma piscina em casa?

Quanto custa para construir uma piscina em casa?

15/11/2025
Quanto custa para construir uma casa do zero no Brasil em 2025?

Quanto custa para construir uma casa grande no Brasil?

15/11/2025
Melhor atacante da América vai reforçar o Flamengo na final da Libertadores

Melhor atacante da América vai reforçar o Flamengo na final da Libertadores

15/11/2025
Nova regra para motoristas que trabalham com aplicativo foi divulgada

Nova regra para motoristas que trabalham com aplicativo foi divulgada

15/11/2025
Lei vai presentear trabalhadores CLT com 1800 reais

Seu salário pode estar errado: 5 descontos proibidos que aparecem na folha de pagamento

15/11/2025


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS