Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Petrobras pode fazer mudança histórica na produção de diesel no Brasil

Por João Carlos Gomes
02/04/2026
Petrobras pode fazer mudança histórica na produção de diesel no Brasil

Foto: Jennifer Latuperisa-Andresen/Unsplash

Apesar de ser um grande produtor de petróleo, o Brasil não possui capacidade de refino suficiente para atender à demanda interna de óleo diesel. Por conta disso, atualmente, cerca de 25% a 30% do combustível consumido no país é importado.

Contudo, a recente crise no mercado mundial de petróleo, motivada principalmente pelos desdobramentos da guerra no Irã, incentivou a Petrobras a dar um passo adiante e ampliar a produção de diesel no Brasil.

A possibilidade foi confirmada pela atual presidente da empresa, Magda Chambriand, durante um evento organizado pela CNN Talks em São Paulo, nesta quarta-feira (1). Segundo ela, a expectativa é de que o plano se concretize dentro dos próximos cinco anos.

Isso porque a iniciativa pode integrar o próximo plano de negócios da Petrobras. De acordo com Magda, avaliações de capacidade já estão sendo conduzidas, e discussões sobre o tema serão iniciadas a partir do mês de maio.

A executiva reforçou que o aumento na produção nacional de diesel será benéfica tanto para o consumidor quanto para os acionistas, pois além de blindar os preços contra volatilidades externas, a medida ainda fortalecerá o mercado interno.

Presidente da Petrobras comenta sobre planos de expansão

Ainda durante sua participação no evento da CNN Talks, Magda foi questionada sobre a possibilidade de adquirir plantas privadas para que a demanda nacional de diesel possa ser devidamente atendida.

A executiva não confirmou se a estratégia integra os planos da Petrobras, mas afirmou que a empresa está aberta a aceitar propostas benéficas. Além disso, ela também reforçou que, a princípio, o plano de expansão consistirá na a ampliação da capacidade de processamento das próprias refinarias da estatal.

Vale lembrar que refinarias privadas, como a Acelen, na Bahia, e a Ream, no Amazonas, exercem papel relevante no âmbito da produção de diesel no país e, embora operem de forma independente da Petrobras, contribuem para complementar a produção da estatal.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

João Carlos Gomes

João Carlos Gomes

Jornalista formado pelo Centro Universitário Carioca, fã de música e apaixonado pela profissão.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

BYD expande mega produção e anuncia contratação de 800 funcionários

Maior fábrica do Brasil produz 600 mil máquinas chinesas que revolucionam a tecnologia

01/05/2026
Novo trem da BYD transporta 100 mil passageiros por dia em trajeto de quase 10 km

Novo trem da BYD transporta 100 mil passageiros por dia em trajeto de quase 10 km

01/05/2026
Isenção nos pedágios: 1 ano sem precisar pagar

Governo surpreende e anuncia fim das multas em pedágios nas estradas

01/05/2026
Passo a passo: como passar bens para os herdeiros após perda do familiar

Regra de herança no Brasil vai ser alterada caso essa lei seja aprovada

01/05/2026
Brasileiros poder ter celulares bloqueados por empresas se não pagarem as contas

Brasileiros poder ter celulares bloqueados por empresas se não pagarem as contas

30/04/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS