Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Cientistas estão quase explicando a verdadeira causa do autismo

Por Caio César Gomes
26/12/2025
Brasileiros com autismo podem receber salário mínimo e solicitar saque

Imagem: iStock

Mesmo após décadas de estudos, o Transtorno do Espectro Autista (TEA) ainda representa um grande desafio para a ciência. Apenas uma pequena parte dos casos tem causas comprovadamente identificáveis por exames, o que favorece o surgimento de teorias equivocadas, desinformação e falsas promessas de cura — especialmente nas redes sociais.

A situação se agrava quando figuras públicas fazem declarações sem base científica. Em setembro, o então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o uso de paracetamol durante a gravidez “causaria” autismo. A Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a fala como incorreta, e o Ministério da Saúde do Brasil também repudiou a alegação.

De acordo com o Censo de 2022 do IBGE, cerca de 2,4 milhões de brasileiros têm diagnóstico de TEA. Globalmente, a prevalência é de aproximadamente 1 a cada 127 pessoas. Apesar disso, a desinformação se espalha rapidamente: pesquisadores já identificaram cerca de 150 falsas causas atribuídas ao transtorno e outras 150 supostas “curas” sem base científica.

A ciência, porém, avançou consideravelmente. Teorias antigas, como a polêmica ideia da “mãe-geladeira” dos anos 1950, foram descartadas após estudos rigorosos. Um marco importante ocorreu em 1977, com pesquisas envolvendo gêmeos, que demonstraram a forte influência genética no desenvolvimento do TEA.

Atualmente, estima-se que entre 20% e 25% dos casos de TEA envolvam mutações genéticas raras, embora nenhuma delas seja comum a todos os indivíduos autistas. O modelo mais aceito é o poligênico e multifatorial, que combina predisposição genética com fatores ambientais, como idade avançada dos pais, infecções durante a gestação e complicações obstétricas.

As orientações atuais enfatizam a importância do diagnóstico clínico precoce, geralmente entre 14 e 16 meses, com avaliações complementares conforme necessário. A categorização dos níveis de suporte não é indicada para bebês, já que as necessidades evoluem ao longo do desenvolvimento da criança.

Caio César Gomes

Caio César Gomes

Jornalista por formação (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP), apaixonado por contar boas histórias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Plantas ajudam a dar fim nas baratas durante o verão

Plantas ajudam a dar fim nas baratas durante o verão

20/01/2026
Enem 2025: passo a passo de como acessar a nota

Enem 2025: quantas pessoas tiraram a nota 1.000 na redação?

20/01/2026
Estudantes de Medicina mandam mal em exame e faculdades vão pagar o preço

Estudantes de Medicina mandam mal em exame e faculdades vão pagar o preço

20/01/2026
Cidade mais cara para se viver no Brasil vai construir barreira de luxo na praia

Cidade mais cara para se viver no Brasil vai construir barreira de luxo na praia

20/01/2026
O que acontece se você estacionar o carro na frente da garagem?

O que acontece se você estacionar o carro na frente da garagem?

20/01/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS