Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Comunicado geral para quem usa vale-refeição e vale-alimentação

Por Heloísa Freitas
03/03/2026
vale-refeição (VR) e vale-alimentação (VA)

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Usuários do vale-refeição (VR) e vale-alimentação (VA) podem continuar utilizando seus cartões normalmente, mas mudanças recentes nas regras de cobrança estão alterando a dinâmica entre as operadoras e os estabelecimentos.

A Alelo informou aos estabelecimentos que as taxas aplicadas às vendas agora variam conforme a adesão da empresa contratante ao Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT).

Vale-refeição (VR) e vale-alimentação (VA) em pauta

Na prática, quando a empresa que concede o benefício participa do programa, o desconto sobre as vendas fica limitado a 3,6%, conforme previsto na regulamentação. Já para empresas fora do programa, a operação é classificada como benefício previsto na CLT, com percentual definido por contrato e que pode ser maior.

Comerciantes relatam incerteza sobre valores

Representantes de restaurantes e mercados apontam que não conseguem saber qual taxa será aplicada em cada pagamento, já que a escolha de aderir ao PAT cabe exclusivamente à empresa que concede o benefício. Além disso, dependendo da modalidade, o prazo para repasse dos valores pode variar.

Alguns estabelecimentos também mencionam a existência de tarifas administrativas e cobranças fora do modelo vinculado ao programa federal, o que tem gerado questionamentos.

Mudanças foram alvo de disputa na Justiça

As alterações estão ligadas ao Decreto nº 12.712/2025, que regulamenta normas aprovadas pelo Congresso e estabelece teto para taxas das operadoras. Empresas como Ticket, VR Beneficios, Pluxee, Up Brasil e Vegas Card contestaram a medida.

Após decisões provisórias favoráveis às operadoras, o Tribunal Regional Federal da 3ª Região restabeleceu, na última terça-feira (24), a validade do decreto a pedido da Advocacia-Geral da União. Ainda é aguardada a análise definitiva da ação.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
LogoCaro leitor,

O acesso ao conteúdo será liberado imediatamente após o anúncio.

Heloísa Freitas

Heloísa Freitas

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

SUV de R$ 134.000 lidera vendas no Brasil

SUV de R$ 134.000 lidera vendas no Brasil

27/04/2026
Brasileiros recebem péssima notícia sobre aumento da conta de luz

Brasileiros recebem péssima notícia sobre aumento da conta de luz

27/04/2026
Lamine Yamal está fora da Copa do Mundo? Barcelona confirmou

Lamine Yamal está fora da Copa do Mundo? Barcelona confirmou

26/04/2026

Arrascaeta tem data agendada para deixar o Flamengo caso não renove seu contrato

26/04/2026
Novo sedã da BYD foi testado: qual o feedback?

Novo sedã da BYD foi testado: qual o feedback?

26/04/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS