Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Diario de Pernambuco
Sem resultados
Ver todos os resultados

Dinheiro físico vai ser extinto e saques em caixas eletrônicos vão acabar nos próximos 4 anos neste país

Por Caio César Gomes
03/02/2026
Dinheiro

Sveriges Rksbank

O fim do dinheiro em papel na Suécia é praticamente inevitável: até 2030, cédulas e moedas deverão praticamente desaparecer, de acordo com projeções do Banco Central sueco, que coloca o país na vanguarda da chamada “sociedade sem dinheiro”.

Especialistas afirmam que essa mudança anuncia uma nova era. A expectativa é de que, no futuro, economias modernas em todo o mundo passem a operar predominantemente com cartões e moedas digitais. Na Suécia, essa transformação já é perceptível.

Os cidadãos recorrem cada vez menos ao dinheiro físico, vivendo em uma realidade em que a maioria dos pagamentos é realizada por cartão, celular ou outros meios eletrônicos. O avanço tecnológico e a digitalização do sistema financeiro indicam que, para os suecos, o dinheiro de papel está se tornando cada vez mais uma lembrança do passado.

Em Estocolmo, a capital sueca, aumenta o número de restaurantes e estabelecimentos que exibem o aviso: “Não aceitamos dinheiro”. Segundo dados recentes do Banco Central, as transações em espécie correspondem hoje a apenas 2% do total de pagamentos no país, bem abaixo da média europeia, que gira em torno de 7%.

Sociedade sem dinheiro: o dia a dia na Suécia digital

Feriado confirmado

Sexta livre 🎉

Cidade terá feriado e fim de semana prolongado
Veja onde
X

Sexta livre 🎉

Veja onde

A digitalização financeira está mudando hábitos e rotinas na Suécia. Compras em supermercados, refeições em restaurantes e até pequenas transações, como pagamentos de transporte público, são feitas cada vez mais por aplicativos, cartões ou dispositivos móveis, reduzindo drasticamente a necessidade de cédulas e moedas.

Essa transformação também afeta a infraestrutura bancária. Saques em caixas eletrônicos vêm diminuindo ano após ano, e muitos estabelecimentos já funcionam totalmente sem cédulas. Para os suecos, a conveniência e a segurança das transações eletrônicas tornam o dinheiro físico cada vez mais obsoleto.

Dúvidas, críticas ou sugestões? Fale com o nosso time editorial.
Caio César Gomes

Caio César Gomes

Jornalista por formação (Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP), apaixonado por contar boas histórias.

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sem resultados
Ver todos os resultados

Recomendado para Você

Essa é a palavra que você deveria usar em todos as mensagens para o ChatGPT

18/02/2026

Pagamento de mês extra no Bolsa Família pode ser aprovado e brasileiros comemoram

18/02/2026
País entrou em greve urgente e tudo está sendo paralisado após nova lei aprovada

País entrou em greve urgente e tudo está sendo paralisado após nova lei aprovada

18/02/2026
Queridinho da Volkswagen é o carro 1.0 mais rápido do Brasil

Queridinho da Volkswagen é o carro 1.0 mais rápido do Brasil

18/02/2026
Natal Brasileiros ganham presentão e já podem realizar saque de R$ 1.518

Brasileiros já podem sacar valor de até R$ 1.621 a partir de fevereiro

18/02/2026


Diario de Pernambuco
Diario de Pernambuco

DIARIO DE PERNAMBUCO, 200 ANOS - CREDIBILIDADE E INOVAÇÃO

O jornal mais antigo em circulação da América Latina tem história de pioneirismo e vanguarda. Do primeiro papel até a informatização do jornalismo profissional e da entrada nas redes sociais, o Diario de Pernambuco atua para seguir sua tradição: a qualidade do padrão do grupo de comunicação mais completo de Pernambuco.

Neste ano, o Diario de Pernambuco comemora o seu bicentenário, 200 anos ininterruptos de compromisso com os seus leitores e com a democracia.

O jornal dos pernambucanos chega a uma nova fase da sua existência mantendo-se atualizado, conectado às tendências dos consumidores e do mercado de comunicação, em um canal direto com os leitores através de suas plataformas: jornal impresso e digital, portal de notícias e redes sociais.

DIARIO DE PERNAMBUCO NO DIGITAL
O Diario de Pernambuco é líder entre os jornais de Pernambuco. São mais 3,7 milhões de leitores e seguidores entre as redes sociais e liderança no Instagram, com mais de 1,4 milhão de seguidores, e um novo portal digital que alcança mais de 400 mil acessos no site por dia.

Diario de Pernambuco, conectando gerações desde 1825.

ANUNCIE NO DIARIO

Telefone:
+ 55 81 2122.7892

E-mail:
[email protected]

FALE CONOSCO

Telefone:
+ 55 81 3320.2020
+ 55 81 99217.0191

E-mail:
[email protected]

Nossos portais

  • Pernambuco.com
  • Esportes DP
  • Rádio Clube WEB
  • Rádio Clube PE
  • Blog Giro
  • Blog Dantas Barreto

 

Serviços

  • Versão digital (flip)
  • Versão impressa
  • Assine o Diario
  • Anuncie
  • Expediente
© 2025 Grupo Diario de Pernambuco. Todos os direitos reservados.

Grupo DP

Bem-vindo de volta!

Faça login abaixo

Esqueceu a senha?

Recupere sua senha

Insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail para redefinir sua senha.

Log In

Adicionar nova Playlist

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Brasil
  • Mundo
  • Vida Urbana
  • Viver
  • Política de Privacidade
  • Contato

MODELO_AUDIENCELABS